quinta-feira, 19 de março de 2009

Windows Vista x Ubuntu x Windows 7: quem venceu?

Neste ano de 2009 há uma grande espectativa por parte dos lançamentos, tanto no campo de hardware, como no de software. Hardware nem precisamos comentar, pois o Intel Core i7 está ai para isso. E na parte de software, mais especificamente os Sistemas Operacionais, o Windows 7 é o comentário geral em blogs e mais blogs. O pessoal do Peopleware publicou um longo texto, exibindo alguns testes comparativos entre o odiado Windows Vista, o Ubuntu e o novo Windows 7.

Quem vence a disputa?

Vários testes que vão desde tempo de boot, passando por transferência de arquivos e desligamento do sistema.

Colocámos o Ubuntu 8.10, o Windows Vista e o Windows 7 frente-a-frente (versões 32-bit e 64-bit) para observar a forma como o Ubuntu 8.10 enfrenta o seu novo adversário. E, só para testar, fizemos testes usando também o novo Jaunty Jackalope com o novo sistema de ficheiros ext4.

Quando os utilizadores de Windows afirmam que a instalação do Windows 7 é mais fácil do que nunca, o que será que querem mesmo dizer? Quando afirmam ser mais rápida, é fruto da sua imaginação, ou a Microsoft terá mesmo melhorado? E, talvez o mais importante, quando os benchmarkers de Linux nos mostram o poderio do ext4 face ao ext3, será que isto se traduz em benefícios reais para o utilizador?

Super interessante a realização de tais testes, principalmente quando o grande comentário do mercado é a cerca do Windows 7, o que vem para ser talvez o Windows XP Killer, e do Core i7, o badalado processador da Intel.

Leia mais e tire suas conclusões sobre o desempenho de cada sistema operacional.

Via: Peopleware.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog