sexta-feira, 17 de julho de 2009

Virtualizar, como e porquê?

Companheiros,

Esse é um dos assuntos do momento. Afinal, o que é virtualização?
Vamos voltar no tempo, onde o processamento era em lotes ( batch ) para os Sistema Operacional OS/370 da IBM. Como eles não implementaram um sistema multiprogramado ( que roda vários processos ao mesmo tempo ) a decisão foi usar um middleware: ele era rodado sobre hardware e fazia todas as operações sobre o hardware que o S.O. fazia e em cima rodavam vários S.O.s descendentes do OS/360 que era monotarefas que faziam operações em lote.
Por incrível que pareça isso não mudou tanto! Imagine um servidor poderoso que só é usado para banco de dados. O problema que só usamos 20% de tempo de processamento e no máximo 30% de memória. Agora precisamos de outro servidor para aplicação no qual usaremos o mesma quantidade de memória e processamento. Não seria perfeito aproveitar a capacidade ociosa da máquina? Essa é a idéia da virtualização de máquinas! Podemos usar a mesma máquina física, porém, logicamente são duas máquinas diferentes!
Mas, eu só tenho um desktop, para que isso me interessaria? Eu, como outros malucos da computação, gostamos de testar distribuições Linux e outros Sistemas Operacionais, mas, é arriscado e trabalhoso particionar o HD e instalar tudo só para testar. Essa é o grande de usar máquinas virtuais, pois, os S.O.s são arquivos e é só apagar caso não queira mais usar ou passar para alguém caso você monte um ambiente que vai ser usado por um grupo.
Aqui apresento os principais software que fazem a virtualização de máquinas.

VMWare:
Essa é a solução mais conhecida para virtualizar máquinas e tem 2 software gratuitos: VMWare Player que apenas roda uma imagem de uma máquina virtual já pronta e o VMWare Server no qual é possível criar máquinas virtuais e administrá-las.
Versão tanto para Windows quanto para Linux. Porém a VMWare reconheceu que o produto roda melhor sobre Linux.

VirtualBox:
Solução Livre que tem a mesma função do VMWare Server, no qual podemos criar a administrar máquinas virtuais. Interface simples e intuitiva.
Versões para Windows e Linux.

QEMU:
Solução Livre. Feita para Linux, porém existe versão para Windows.
Porém, virtualizar tem seus riscos. Um deles é a falha da máquina física o que implicaria a queda de várias máquinas virtuais e o outro lado é um brecha de segurança do monitor das máquinas virtuais que implicaria em uma invasão nas máquinas virtuais.
Apesar disso, virtualização é uma necessidade tanto para utilizar a máxima capacidade das máquinas reais quanto para montar ambientes diferentes numa mesma máquina. Espero que aproveitem essas dicas!

Referências:
VMWare: http://www.vmware.com
VirtualBox: http://www.virtualbox.org/
QEMU: http://fabrice.bellard.free.fr/qemu/
Referência histórica retirada do livro Sistemas Operacionais Modernos de Andrew Tanembaum

Demorou mas chegou! Agora eu acredito no MercadolIvre!!!


O HTC S621, lá fora mais conhecido como T-Mobile Dash, tem ótima reputação nos EUA por ser um aparelho rápido, estável e de uso bem prático. Agora com ele em mãos, dá prá ver que ele é bem pequeno e muito fininho. Taí um concorrente de peso para o MotoQ, com a vantagem de ser GSM e ter wi-fi nativo!


Vamos às especificações:

- Microsoft Windows Mobile WM 5 Smartphone Edition (sem tela sensível ao toque)
- 64MB RAM e 128MB ROM
- Slot de expansão de memória Micro SD
- Câmera de 1.3 MP - Teclado QWERTY
- Tela bem nítida e brilhante
- GPRS / EDGE- Bluetooth
- Wi-Fi
- Visualizador de arquivos Office e documentos PDF - só visualiza, não edita.


Mais é MEU!!!

URGENTE - ASSALTO DO MOMENTO EM FORTALEZA... MUITO CUIDADO...

A QUE PONTO CHEGOU A NOSSA SEGURANÇA - CUIDADO !!!

Três garotas estão enganando vários motoristas que param nos sinais da avenida Desembargador Moreira.A primeira, uma garota linda, com um busto avantajado e um top reduzido (com as mamas quase todas de fora), oferece-se para lavar o pára-brisas do carro.
O detalhe é que ela já vem com o top todo molhado e grudado ao corpo.
A segunda aproveita a distração momentânea da vítima, enfia a mão dentro da calça do motorista, começa a masturbá-lo e num lance que demonstra muita prática e habilidade, se projeta dentro da cabine e começa a fazer sexo oral.
Aí fica totalmente aberto o caminho para que a terceira aproveite para roubar tudo o que estiver nos bancos do passageiro ou até mesmo no porta-luvas do carro.

* MUITO CUIDADO !!!*

* Elas são perigosas e estão bem organizadas.

Eu mesmo já fui roubado 22 vezes na última semana, 5 vezes ontem e 6 vezes na segunda-feira.
Hoje não consegui descobrir onde elas estão agindo... mas se souberem, por favor, eu imploro, me avisem,, sempre é bom estar informado sobre essas coisas.

Blog do Lula cai nas graças da Internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai entrar para o mundo digital. Sua assessoria está criando um blog para disponibilizar informações com linguagem mais descontraída e informal. A data de lançamento do blog depende ainda, segundo a Folha apurou, de o governo achar o tom ideal dessa linguagem e se familiarizar com a mídia.
O pedido partiu de Lula em dezembro, quando entrou no ar o blog do governo de transição americano e, depois, o blog da Casa Branca. Segundo interlocutores do governo, os blogs de Barack Obama e do primeiro-ministro inglês, Gordon Brown, servem de modelo.
O governo quer atingir o público que utiliza a internet como principal meio de informação. Antes de lançar o blog, os responsáveis estão fazendo pilotos, montando layouts, experimentando linguagens. O segundo passo será criar um Twitter.
Em fevereiro, foi criado um Twitter falso do presidente. O acesso e a divulgação ampla das informações impressionaram e fizeram o governo acelerar a entrada de Lula no mundo virtual.


Fonte: Folha Online

Les "Survivorman" Stroud

Les "Survivorman" Stroud começou sua carreira no cinema nos anos 80, como produtor musical de vídeos para a MuchMusic, um canal canadense de música.

A partir de 1987 ele passou sete anos viajando pelo Canadá como guia de canoa e instrutor de vida selvagem. Desenvolveu sua própria empresa de ecologia chamada Wilderness Voice (ainda em operação) e remou por numerosos rios canadenses como guia pela Black Feather Wilderness Adventures.

Depois que Les casou com sua atual mulher, Sue Jamison, uma aventureira entusiasta e fotógrafa, os dois passaram um ano na remota floresta boreal em Ontário do Norte, vivendo como se fora 500 anos atrás — sem fósforos, sem metal e sem barraca — com apenas um machado de pedra e seus conhecimentos tradicionais de sobrevivência.

Les Stroud filmou a aventura toda e posteriormente lançou a odisséia em um documentário de uma hora chamado Snowshoes and Solitude. Além de ser um cineasta vencedor de prêmios, Les também é músico.


Survivorman - The funniest bloopers are right here

Thriller – Michael Jackson (1982)

Para quem está cansado de ver no dia de hoje apenas curtas passagens desse videoclip nos telejornais e para quem não consegue ver o mesmo no YouTube devido a estranhas restrições de direitos de autor (…), publico aqui a versão completa desse clip que é considerado o primeiro que fez famosas esse tipo de promoção musical!


Michael Jackson - Thriller (Official Music Video) - For more amazing video clips, click here

Michael Jackson - Thriller (1982) - Download


Thriller é um álbum lançado por Michael Jackson pela Epic em 1982 que figura no livro Guinness dos Recordes como o mais vendido da história.Sete das nove faixas do álbum chegaram às lojas como compacto, um marco que seria igualado poucas vezes no futuro. Três músicas conquistaram o topo das paradas: "The Girl Is Mine", "Billie Jean" e "Beat It".O álbum subiu à primeira posição entre os mais vendidos dos Estados Unidos no dia 21 de fevereiro de 1983 e permaneceu lá por 37 semanas, outro recorde. Ainda foi o primeiro a se estender por mais de um ano entre os mais vendidos do país. O disco conta com contribuições do cantor Paul McCartney, do guitarrista Eddie Van Halen, e do ator norte-americano Vincent Price. No Brasil, Thriller é o álbum internacional mais vendido de todos os tempos.

DESCANSE EM PAZ MICHAEL...

Hulk X Wolverine (2009) - Download


O post deste filme é em especial para meu amigo Gabriel Aires. Como grande fã do Wolv ele vai adorar ver o Verdão e Logan se pegando!
O arquivo está em formato rmvb e é pequeno mas de ótima qualidade, e o filme é legendado. Segue a sinópse : A história se passa em Alberta, no Canadá, por onde o Hulk tem passado deixando um rastro de destruição. O único que pode pará-lo é Wolverine, agente de elite do sigiloso Departamento H do Canadá. Por enquanto os detalhes da história com Thor ainda não foram divulgados, mas não espere carinhos nas madeixas doiradas do nórdico pelo verdão.