sexta-feira, 17 de julho de 2009

Virtualizar, como e porquê?

Companheiros,

Esse é um dos assuntos do momento. Afinal, o que é virtualização?
Vamos voltar no tempo, onde o processamento era em lotes ( batch ) para os Sistema Operacional OS/370 da IBM. Como eles não implementaram um sistema multiprogramado ( que roda vários processos ao mesmo tempo ) a decisão foi usar um middleware: ele era rodado sobre hardware e fazia todas as operações sobre o hardware que o S.O. fazia e em cima rodavam vários S.O.s descendentes do OS/360 que era monotarefas que faziam operações em lote.
Por incrível que pareça isso não mudou tanto! Imagine um servidor poderoso que só é usado para banco de dados. O problema que só usamos 20% de tempo de processamento e no máximo 30% de memória. Agora precisamos de outro servidor para aplicação no qual usaremos o mesma quantidade de memória e processamento. Não seria perfeito aproveitar a capacidade ociosa da máquina? Essa é a idéia da virtualização de máquinas! Podemos usar a mesma máquina física, porém, logicamente são duas máquinas diferentes!
Mas, eu só tenho um desktop, para que isso me interessaria? Eu, como outros malucos da computação, gostamos de testar distribuições Linux e outros Sistemas Operacionais, mas, é arriscado e trabalhoso particionar o HD e instalar tudo só para testar. Essa é o grande de usar máquinas virtuais, pois, os S.O.s são arquivos e é só apagar caso não queira mais usar ou passar para alguém caso você monte um ambiente que vai ser usado por um grupo.
Aqui apresento os principais software que fazem a virtualização de máquinas.

VMWare:
Essa é a solução mais conhecida para virtualizar máquinas e tem 2 software gratuitos: VMWare Player que apenas roda uma imagem de uma máquina virtual já pronta e o VMWare Server no qual é possível criar máquinas virtuais e administrá-las.
Versão tanto para Windows quanto para Linux. Porém a VMWare reconheceu que o produto roda melhor sobre Linux.

VirtualBox:
Solução Livre que tem a mesma função do VMWare Server, no qual podemos criar a administrar máquinas virtuais. Interface simples e intuitiva.
Versões para Windows e Linux.

QEMU:
Solução Livre. Feita para Linux, porém existe versão para Windows.
Porém, virtualizar tem seus riscos. Um deles é a falha da máquina física o que implicaria a queda de várias máquinas virtuais e o outro lado é um brecha de segurança do monitor das máquinas virtuais que implicaria em uma invasão nas máquinas virtuais.
Apesar disso, virtualização é uma necessidade tanto para utilizar a máxima capacidade das máquinas reais quanto para montar ambientes diferentes numa mesma máquina. Espero que aproveitem essas dicas!

Referências:
VMWare: http://www.vmware.com
VirtualBox: http://www.virtualbox.org/
QEMU: http://fabrice.bellard.free.fr/qemu/
Referência histórica retirada do livro Sistemas Operacionais Modernos de Andrew Tanembaum

Nenhum comentário: