segunda-feira, 15 de junho de 2009

Na europa, Windows 7 não terá Internet Explorer


A Microsoft anunciou nesta quarta-feira que as versões do Windows 7 que serão comercializadas na Europa a partir de 22 de outubro, simultâneamente com o resto do mundo, não terão o navegador Internet Explorer 8 integrado. A decisão visa deixar o novo sistema de acordo com a legislação européia: em janeiro deste ano, a Comissão Européia divulgou uma decisão preliminar onde afirmava que a inclusão do navegador junto com o sistema operacional era uma prática anticompetitiva.

As versões do Windows 7 comercializadas no velho continente serão idênticas às disponíveis no resto do mundo, exceto pela remoção do navegador, e terão um E adicionado ao nome para indicar a mudança (por exemplo, Windows 7 Home Premium E). O Windows 7 estará disponível nas versões Starter, Home Basic, Home Premium, Professional, Enterprise e Ultimate.

Os usuários poderão instalar o navegador manualmente seguindo um link no desktop, ou usar qualquer outro navegador que quiserem. Integradores e fabricantes de PCs também poderão pré-instalar o software e provavelmente o farão. Ou seja, na prática pouca coisa muda, e a maioria dos PCs novos virá com o IE8 instalado.

Esta não é a primeira vez que a Microsoft adapta um sistema operacional para se adequar à legislação européia. Em 2004 a empresa foi multada em 497 milhões de Euros pela Comissão Européia, que julgou que a inclusão do Windows Media Player com o Windows XP prejudicava a competição no mercado de media players. Além disso, foi obrigada a colocar no mercado uma versão do Windows XP sem o Windows Media Player, batizada como Windows XP N.

Entretanto, o interesse nesta versão do sistema foi praticamente nulo. Segundo a Wikipedia , números de mercado indicam que apenas 1.500 cópias foram vendidas a OEMs (fabricantes e integradores), e nenhuma cópia sequer foi vendida aos consumidores finais.

www.geek.com.br

Nenhum comentário: